Template de Servidor Debian GNU/Linux

De ISPUP!
Revisão de 02h50min de 22 de janeiro de 2023 por Gondim (discussão | contribs) (Criou página com '{{DISPLAYTITLE:Template de Servidor Debian GNU/Linux}} == Introdução == Certa vez ouvi que todo bom '''sysadmin''' é preguiçoso e existe uma certa verdade nisso. Sempre que existe uma tarefa ou processo que se repete inúmeras vezes, tratamos de criar ferramentas para automatizar essas tarefas. Existem diversas ferramentas para automatizar nossa vida com por exemplo o '''[https://www.ansible.com/ Ansible]''' e containers personalizados em '''[https://www.docker.com/...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Introdução

Certa vez ouvi que todo bom sysadmin é preguiçoso e existe uma certa verdade nisso. Sempre que existe uma tarefa ou processo que se repete inúmeras vezes, tratamos de criar ferramentas para automatizar essas tarefas. Existem diversas ferramentas para automatizar nossa vida com por exemplo o Ansible e containers personalizados em Docker. Enfim, cabe aqui o conhecimento e a criatividade de cada profissional para resolver os problemas e agilizar processos, mas sempre com qualidade e segurança.

Configurar um ou mais serviços de Redes em um servidor pode ser rápido mas às vezes muitos sysadmins pecam em alguns cuidados com a segurança como:

  • Fazer sempre uma instalação limpa e básica do sistema para começar. Não adicionar nada que não seja realmente necessário para o projeto. Quanto mais coisas rodando em seu servidor, mais chances dele se tornar inseguro em algum momento.
  • Deixar de criar um sistema de segurança para o seu servidor e quando digo isso não estou falando somente de um filtro de pacotes mas de outros elementos que monitoram a integridade do sistema de arquivos, as tentativas de invasão, que executam ações de defesa e nos avisam de que algo está errado.