PHPIPAM: mudanças entre as edições

De ISPUP!
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 9: Linha 9:
<br><br><br>
<br><br><br>
[[Arquivo:Phpipam.drawio.png|nenhum|commoldura]]
[[Arquivo:Phpipam.drawio.png|nenhum|commoldura]]
== Requisitos ==
Como de costume utilizaremos o sistema '''Debian 11 (Bullseye)''' '''GNU/Linux''' e como ambiente não precisaremos de nada tão absurdo:
* VM CPU Common KVM (2) @ 2.199GHz com 4 cores.
* 4Gb de ram.
* Um disco de 50Gb.
== Instalação ==
Você pode dar uma olhada nesse '''[[Template Servidor Debian|artigo]]''', como uma configuração inicial de ambiente e tenha em mente que esse sistema não deveria estar público na Internet. É um sistema com informações importantes e sigilosas, que só pessoas autorizadas da sua empresa devem ter acesso.

Edição das 17h54min de 11 de fevereiro de 2023

Introdução

DCIM (Data Center Infraestructure Management) e IPAM (IP Address Management) são ferramentas que nos ajudam a administrar nosso ambiente de Datacenter e nossos recursos IPv4 e IPv6. Tenha em mente que controlar bem esses recursos pode te fazer economizar dinheiro e projetar melhor o crescimento do seu Provedor. Todos temos ciência que recursos de IPv4 público estão escassos e em muitos lugares já se esgotou. No Brasil o esgotamento foi anunciado em 19/8/2020 e atualmente se você deseja um prefixo IPv4 público, será necessário entrar em uma fila de espera de recuperação de recursos IP e tal espera pode ser algo entorno de 5 anos.

O objetivo desse artigo é mostrar a instalação do software phpIPAM, que é um DCIM/IPAM, e mostrar alguns exemplos de configuração. Não será nada tão sofisticado porque você deve configurá-lo conforme sua Operação e porque o objetivo aqui é te mostrar as excelentes possibilidades, para finalmente aposentar sua planilha Excel. Para entendermos o funcionamento dele e como de habitual, trabalharemos orientados em um modelo fictício e demonstrado no diagrama abaixo:


Requisitos

Como de costume utilizaremos o sistema Debian 11 (Bullseye) GNU/Linux e como ambiente não precisaremos de nada tão absurdo:

  • VM CPU Common KVM (2) @ 2.199GHz com 4 cores.
  • 4Gb de ram.
  • Um disco de 50Gb.

Instalação

Você pode dar uma olhada nesse artigo, como uma configuração inicial de ambiente e tenha em mente que esse sistema não deveria estar público na Internet. É um sistema com informações importantes e sigilosas, que só pessoas autorizadas da sua empresa devem ter acesso.