IPv6 Por onde comecar: mudanças entre as edições

De ISPUP!
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 14: Linha 14:
__FORCARTDC__
__FORCARTDC__
__INDEXAR__
__INDEXAR__
[[Categoria:Artigos Técnicos]]

Edição das 19h37min de 24 de dezembro de 2022

Introdução

Embora o protocolo IPv6 seja considerado por muitos como algo novo, ele é relativamente antigo e foi pensado para que a Internet pudesse continuar seu crescimento antes que esgotasse o protocolo legado, que conhecemos como IPv4. Infelizmente não conseguimos implantá-lo 100% antes do início do esgotamento do IPv4. Para termos uma ideia o IPv6 foi lançado mundialmente em 06/06/2012 e um ano depois, em 06/06/2013, o NIC.br nos apresentou a grande novidade através desta live.

No início não tínhamos conteúdos relevantes em IPv6, algo que nos fizesse se interessar por esse novo protocolo, que em primeira vista, parecia um tanto complicado devido a sua notação não ser em decimal mas sim em hexadecimal. Como bem sabemos a Internet não é um lugar mas a interconexão de milhares de lugares espalhados pelo mundo, de um lado nós seres humanos que desejamos consumir algum conteúdo, comprar algo, consultar, pesquisar, enfim, algo que a Internet consiga nos entregar e do outro lado aqueles que querem disponibilizar seus conteúdos, serviços, mostrar seus produtos, alcançar o seu futuro cliente esteja ele onde estiver no nosso globo terrestre. Percebam que temos 2 atores principais envolvidos: aquele que disponibiliza algo na Internet e aquele que consome algo pela Internet e ambos são importantes para que a Internet continue sendo atrativa.

Mas Internet evoluiu assim como qualquer tecnologia e além de nós seres humanos, passamos a compartilhar a Internet com as máquinas, a IoT (Internet das Coisas, em português). Isso nos levou ao extremo esgotamento do IPv4, porque cada dispositivo que se conecta à Internet necessita de um IP único, para que ele possa se comunicar fim a fim com outros dispositivos pela Internet.

Agora mais do que nunca, embora muito atrasado, o mundo precisa entender que IPv6 não é algo opcional, é uma necessidade para que a Internet continue crescendo e trazendo novas tecnologias para as nossas vidas. Para tanto escrevi este artigo com o intuito de ajudar e orientar aqueles que estão iniciando o IPv6 em suas operações.

Motivação

Sempre me considerei interessado por novas tecnologias, ainda mais uma que viria para expandir a Internet. Foi então que em 25/09/2013 eu e minha equipe iniciamos a implantação do IPv6 no AS53135 (Nettel Telecomunicações Ltda), ainda era esse o nome na época. Em 2013 era complicadíssimo encontrar uma operadora de trânsito IP fornecendo uma sessão BGP IPv6, assim como era difícil encontrar CPEs que suportassem o IPv6 corretamente. Mesmo com toda a dificuldade, entendíamos a importância que isso teria em alguns anos na frente e sabíamos que aos poucos os grandes conteúdos viriam, fortalecendo ainda mais a mudança.